NOSSO SHOW EM 1 MINUTO

Conheça o perfil e a trajetória política do novo presidente da Câmara Fonte: Agência Câmara de Notícias

Por Junior Silva em 02/02/2021 às 11:23:40
FOTOS: Divulgação

FOTOS: Divulgação

Antes de ser deputado federal, Arthur Lira foi vereador em Maceió e deputado estadual

Arthur Lira (PP-AL) tem 51 anos e está no terceiro mandato de deputado federal. Empresário, agropecuarista e bacharel em Direito, Lira iniciou a vida pública em 1993, quando se elegeu vereador em Maceió. Antes de chegar à Câmara, também foi deputado estadual em Alagoas. É filho do atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), o ex-senador Benedito de Lira.

Conheça as atribuições do presidente da Câmara dos Deputados

Filiado ao PP desde 2009, assumiu a liderança do partido pela primeira vez em 2012, cargo que voltou a ocupar de 2018 em diante. Arthur Lira foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados em 2015 e comandou os trabalhos da Comissão Mista do Orçamento em 2016.

No lançamento de sua candidatura, exaltou o papel dos partidos de centro e prometeu diálogo com todos os partidos – inclusive da oposição – na definição da pauta de votações da Câmara dos Deputados. Afirmou ainda que pretende instaurar o critério da proporcionalidade partidária na definição dos relatores.

Projetos
Arthur Lira é autor de seis propostas que viraram leis. Uma delas é a mudança no crime de denunciação caluniosa. É autor ainda de duas leis que fizeram alterações nas regras eleitorais e coautor do rateio dos recursos do pré-sal de 2019 com os estados – a chamada cessão onerosa.

Foi relator da criação do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) e da concessão, em 2011, de crédito de R$ 55 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aumentar a capacidade de financiamento da instituição financeira.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comunicar erro

Comentários

GOV. DO ESTADO - PANDEMIA