NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Bolsas da Ásia fecham em alta no Ano Novo Lunar; Nikkei bate recorde de 30 anos

Por Portal Nosso Show/Redação em 15/02/2021 às 08:05:11

Com as bolsas de Hong Kong e da China continental fechadas em razão do feriado do Ano Novo Lunar, os volumes de negociações nos outros grandes mercados da Ásia foram menores As ações asiáticas subiram para níveis recordes na esteira da perspectiva de uma recuperação mais rápidas das economias à medida em que avançam as campanhas de imunização contra a covid-19 em todo o mundo. Também ajuda o bom o humor a exéctativa por um pacote vultoso de estímulos fiscais nos Estados Unidos. Os preços do petróleo em alta, devido ao aumento das tensões no Oriente Médio, também deram sustentação às ações.

Com as bolsas de Hong Kong e da China continental fechadas em razão do feriado do Ano Novo Lunar, os volumes de negociações nos outros grandes mercados da Ásia foram menores na sessão desta segunda-feira, mas ainda assim registram alta.

Ahn Young-joon/AP

O otimismo sobre resultados corporativos melhores em 2021 e a euforia das bolsas de Nova York contribuiram para que o Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechasse em alta de 1,91%, superando 30 mil pontos (a 30.084,15) - algo que não acontecia desde agosto de 1990.

A divulgação do resultado da economia no trimestre de outubro a dezembro também animou os japoneses. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 3% na comparação com os três meses anteriores, perfazendo um ritmo anualizado de 12,7%.

O Kospi, de Seul, ganhou 1,50% na sessão, a 30.147,00 pontos, puxado por ações de tecnologia e tecnologia e construção naval, setores sensíveis à exportação que estão se beneficiando das notícias sobre o pacote de estímulo adicional que o governo dos EUA caminha para aprovar no Congresso, no valor de quase US$ 2 trilhões. O índice de referência da Austrália, o S&P/ASX 200, subiu 0,91%, aos 6,868.90 pontos.

Os preços do petróleo atingiram os níveis mais altos desde janeiro esperança de que o estímulo dos EUA impulsione a economia e a demanda por combustível. Os preços também subiram depois que uma coalizão liderada por sauditas que lutava no Iêmen disse que interceptou um drone carregado de explosivos disparado pelo grupo Houthi alinhado com o Irã, aumentando o temor de novas tensões no Oriente Médio. O petróleo Brent subiu mais de 1% na sessão asiática, passando de US$ 63 por barril. O dólar subiu levemente em relação ao iene japonês, a 105,08.

Na sexta-feira passada, o S&P 500 e o Nasdaq bateram novos recordes de fechamento, o primeiro aos 31.458,4 pontos e o segundo, aos 14.095,47 pontos.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI