NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
Champions LIGA

Drummond se queixava do peso da alma em cartas inéditas, que inspiram peça

"Cartas a uma Jovem Poeta" é um monólogo virtual e ao vivo de Frota -que trabalhou em novelas como "Vale Tudo", "Tieta" e a recente "Éramos Seis"

Por Will Oliveira em 23/03/2021 às 15:58:25

Em agosto de 1950, Carlos Drummond de Andrade foi ao cinema ver "Ladrões de Bicicleta". Achou o filme desolador e saiu da sessão "com um peso na alma". Ele conta a experiência numa carta a Zuleika Castro Moreira.

Quando tinha 18 anos, o filho de Moreira recebeu da tia as cartas que Drummond enviou a sua mãe, morta pouco tempo antes. Agora, passados mais de 60 anos, o filho, o ator Roberto Frota, transformou em peça de teatro uma parte do diálogo epistolar.

"Cartas a uma Jovem Poeta" é um monólogo virtual e ao vivo de Frota -que trabalhou em novelas como "Vale Tudo", "Tieta" e a recente "Éramos Seis". Ele, isolado em sua casa no Rio de Janeiro, lê algumas dessas cartas do amigo célebre da mãe, entrecortadas pela voz da atriz Denise Weinberg, que gravou poemas de Zuleika Castro Moreira.

Quando Frota tinha seis anos, sua mãe, pintora que estudou na Escola Nacional de Belas Artes, foi enviada a um sanatório com tuberculose. Ali, Moreira ficou por dez anos, afastada do marido, dos dois filhos, da família e dos amigos.

Frota conta que, lendo o que a mãe escrevia, percebe uma amargura, uma decepção com a vida. "Uma jovem mulher, com 30 e poucos anos, arrancada do convívio da família, isolada", diz ele, que pôde, com o irmão, visitar a mãe só uma vez naqueles dez anos e ainda a viu só de longe.

"Tem uma poesia dela em que ela diz que se sente como se estivesse embarcando num navio para uma viagem e a bagagem tivesse ficado no porto, era a sensação que ela tinha", diz Frota.

Impedida de pintar, porque diziam que a tinta faria mal a seu pulmão, escrevia poemas. A irmã, amiga de Drummond, mostrou ao poeta itabirano seus escritos, enviados em cartas. A partir daí, em 1949, uma amizade a distância se desenvolveu entre os dois .

A festa em celebração à alta do sanatório está na peça. Promovida pela avó de Frota, reuniu muita gente no Rio de Janeiro, e Drummond foi convidado. O que a mãe de Moreira, porém, não sabia era que o poeta e a filha haviam combinado em suas cartas que nunca se conheceriam fisicamente.

Fonte: noticias ao minuto

Comunicar erro

Comentários

VACINA DO AM. GOV. DO ESTADO