NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Atividades virtuais marcam programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Por Portal Nosso Show em 23/03/2021 às 16:21:54

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar até sexta-feira, 26/3, ações para ampliar o acesso à informação e alertar a população sobre a doença.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, informa que a programação contará com atividades realizadas de modo virtual, como Webinar (seminários on-line), divulgação de vídeos educativos e missa virtual em memória das vítimas de tuberculose.

"As atividades foram idealizadas pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, formado por organizações da sociedade civil e instituições governamentais como a Semsa, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e policlínica Cardoso Fontes. Com a pandemia da Covid-19, os serviços de saúde têm o desafio de organizar ações que não gerem aglomerações, mas que ainda possam atingir um grande público, levando informação de qualidade sobre a prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento da tuberculose", destacou Aline Rosa.

A programação também vai incluir a divulgação, no dia 24 de março, do primeiro Boletim Epidemiológico da Tuberculose em Manaus. "O objetivo é apresentar a descrição do cenário da doença no município e Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, assim como os principais indicadores operacionais de controle na Atenção Primária à Saúde, referente ao período de 2010 a 2020", explicou o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento.

Incidência da tuberculose em Manaus

De acordo com informações do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, a taxa de incidência da tuberculose em Manaus ainda é considerada a mais elevada entre as capitais brasileiras (94,3 casos por 100 mil habitantes), mesmo tendo apresentado no ano passado uma redução de 12,4% em comparação com 2019, além de uma redução de 10,9% no número total de casos novos, passando de 2.348 casos em 2019, para 2.092 casos em 2020.

"Essa redução é um dado importante, mas a diminuição no número de casos novos diagnosticados pode ter sido impactada pela pandemia da Covid-19, considerando que houve reorganização da rede para o atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, bem como a baixa procura de atendimento para outras condições de saúde por causa das medidas de proteção, como o isolamento social", esclareceu Daniel Sacramento.

A preocupação atual nos serviços de saúde é que a redução na detecção de casos pode resultar no diagnóstico tardio da doença, o que vai refletir diretamente no aumento dos casos graves e da mortalidade.

"Alguns sintomas da tuberculose podem ser confundidos com os da Covid-19, o que é um perigo, pois as pessoas podem ter um atraso no diagnóstico por conta disso, o que dificulta o tratamento e o processo de cura. Como forma de minimizar o impacto da Covid-19, a Semsa tem priorizado e intensificado as ações de rastreamento de sintomáticos respiratórios e o acompanhamento dos casos novos de tuberculose em tratamento na rede municipal por meio do serviço de telemonitoramento", afirmou Daniel.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse, podendo ou não estar acompanhada de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Por isso, a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames.

Transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas. O tratamento da tuberculose tem duração de, no mínimo, seis meses, e se for feito corretamente e sem interrupções, os pacientes ficam curados.

Para o diagnóstico da tuberculose, são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para microbactéria, além da investigação complementar por exames de imagem.

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é erradicar a tuberculose no mundo até 2035. Para isso, a principal estratégia recomendada é a identificação e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando a pessoas foi infectada pelo M. tuberculois, mas não desenvolveu a doença. O tratamento da ILTB visa reduzir o risco de infecção de recém-nascidos e o risco que as pessoas previamente infectadas venham a adoecer. Em Manaus, a estratégia está sendo fortalecida e ampliada para garantir o avanço progressivo dos indicadores até o alcance da meta.

PROGRAMAÇÃO

24/03

Publicação Boletim Epidemiológico Municipal sobre a Tuberculose em Manaus – Site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br)

24/3

Divulgação de seis vídeos educativos produzidos pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas para profissionais de saúde – Site Semsa e FVS.

Temas - Aspectos Gerais da Tuberculose; Sinais e Sintomas; Diagnóstico da Tuberculose; Diagnóstico Laboratorial; Tratamento da Tuberculose; e Importância da Sociedade Civil no controle da Tuberculose.

24/3 – 10h – 11h

Conversando sobre a tuberculose. Live tira-dúvidas sobre a doença.

Canais - Facebook e Instagram da FVS-AM

24/3 – 15h – 16h

Webinar – Eliminando a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil

Link - http://mediacenter.aids.gov.br

24/3 – 18h

Missa virtual em memória das vítimas da tuberculose e outras doenças respiratórias - Facebook – Igreja São Sebastião Manaus

25/3 – 15h – 16h

Webinar – Linha de cuidado da TB: caminhos para o sucesso do tratamento

Link: http://mediacenter.aids.gov.br

26/3 – 15h – 16h

Webinar – Novas tecnologias para o enfrentamento da tuberculose

Link: http://mediacenter.aids.gov.br

Fonte: Portal Nosso Show

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI