NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Explicação sobre Orçamento não foi boa e criou incerteza, diz Campos

Por Portal Nosso Show/Redação em 06/04/2021 às 13:14:56
Presidente do BC disse que Guedes esclareceu melhor o processo em um segundo momento, mas observou que o impasse gera um prêmio de risco na curva de juros O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a explicação para o impasse envolvendo o Orçamento deste ano "não foi boa e criou incerteza" em um primeiro momento.

"Acho que o ministro [da Economia] Paulo Guedes explicou [posteriormente] esse processo", disse nesta terça-feira.

Ele lembrou, no entanto, que o impasse gera um prêmio de risco na curva de juros.

Campos proferiu palestra em evento virtual promovido pelo Itaú, sobre os desafios para a política monetária no Brasil. Ele também destacou que o pacote fiscal colocado em prática pelo Brasil durante a pandemia foi "um dos maiores dos emergentes, se não o maior".

"Isso deixa o Brasil com uma dívida muito alta", disse, afirmando que esse fator também adiciona prêmio de risco.

Leia também: Análise: Campos alerta para risco na combinação de aperto monetário e dívida alta

O presidente do BC ainda afirmou que novos gastos, por meio de um estado de calamidade, seriam contraproducentes para estimular a atividade econômica, já que levariam a uma piora das condições financeiras.

Inflação

Campos afirmou que as elevações mais fortes da Selic neste início de ciclo não têm como objetivo "fixar a inflação de 2021", mas evitar a "contaminação" da inflação de 2022. Mais cedo, ele reforçou que a alta mais forte da Selic no início do ciclo pode fazer o aumento total ser menor.

No evento do Itaú, ele foi questionado sobre o que poderia fazer o BC adotar uma "normalização total" da política monetária em vez de uma "normalização parcial". Ele destacou que os preços das commodities em reais "subiram muito", contaminando a inflação, e que também houve elevação do prêmio de risco.

"Esses elementos teriam que mudar [para que a normalização fosse total]", afirmou.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI