NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Postos nos EUA começam a ficar sem combustível após ataque hacker a oleoduto

Por Portal Nosso Show/Redação em 11/05/2021 às 11:10:18

Além do fluxo de abastecimento menor do que o normal, o pânico provocou uma corrida de parte dos americanos aos postos Postos de gasolina na costa leste dos Estados Unidos estão começando a ficar sem combustível por causa da suspensão das operações do oleoduto Colonial, alvo de um ataque cibernético no fim de semana.

Daniel Acker/Bloomberg

Estabelecimentos da Virgínia à Flórida estão relatando que já estão sem gasolina, segundo a agência Bloomberg. Além do fluxo de abastecimento menor do que o normal, o pânico provocou uma corrida de parte dos americanos aos postos. A Casa Branca disse estar ciente da escassez no sudeste do país e trabalha para aliviar o problema.

Quatro dias após o início da crise, a Colonial Pipeline só conseguiu operar manualmente um pequeno trecho do oleoduto. A empresa espera retomar o serviço antes do fim de semana. Fora o risco de escassez, o problema pode forçar que as refinarias no Golfo do México paralisem suas operações por não terem onde colocar seus produtos.

Os preços médios da gasolina no varejo subiram para os níveis mais altos desde o final de 2014, chegando a quase US$ 3 por galão. Isso poderia aumentar as pressões inflacionárias na economia.

O oleoduto Colonial é o mais importante para a distribuição de gasolina, diesel e combustível de aviação nos EUA, movendo produtos das refinarias localizadas na costa do Golfo do México para grandes áreas urbanas, como Nova York e Atlanta.

A cada dia, ele transporta 2,5 milhões de barris — mais do que todo o consumo de petróleo da Alemanha —, conectando 20 refinarias com cerca de 200 centros de distribuição. O oleoduto foi fechado na sexta-feira. Sem ele, muitas cidades e aeroportos estão buscando alternativas, como trazer combustíveis por caminhões-tanque.

Ontem, o FBI acusou o grupo conhecido como DarkSide de ser responsável pelo ataque com ransomware, um código malicioso que “sequestra” os sistemas de computadores do alvo. O presidente americano, Joe Biden, disse que há evidências de que os hackers estão na Rússia, mas não culpou o Kremlin pela ação cibernética.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Ler anterior

DECRETO

GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI