NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Vacinação segue com quatro grupos prioritários

Por Rodrigo sousa em 12/05/2021 às 14:53:41
Foto - João Viana / Semcom

Foto - João Viana / Semcom

A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza em Manaus, iniciada no dia 12/4, segue imunizando quatro grupos específicos: crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias do parto), trabalhadores da Saúde e indígenas. No total, a campanha vai atender 17 grupos prioritários, com uma estimativa da Prefeitura de Manaus de imunizar 642.003 pessoas na cidade.

Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou 90.040 doses da vacina, o que garante a imunização, na etapa em curso, dos três grupos. Para esta terça-feira, 11/5, o cronograma do ministério para a vacinação contra a Influenza previa o início para os grupos de pessoas a partir de 60 anos e de professores, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que executa a campanha, ainda não recebeu as doses.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, explica que a expectativa é que ainda nesta semana cheguem doses para imunizar os grupos da segunda fase.

Até a última segunda-feira, 10/5, a Semsa havia imunizado 45.762 crianças, o equivalente a 23,21% da meta estabelecida pelo MS; 10.549 gestantes, 37,07% do estimado; 14.809 trabalhadores da saúde, o que representam 26,16% da meta e 115 indígenas, que são 17,45% da população esperada. O grupo das puérperas está com desempenho melhor, tendo vacinado 2.750 mulheres que deram à luz há até 45 dias, o que corresponde a 58,80% das 4.677 que a campanha espera vacinar.

A campanha também tem como públicos-alvo: idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A vacinação contra a Influenza, que deve se estender até o dia 9 de julho, de acordo com o cronograma do MS, ajuda na prevenção da doença e reduz o risco de complicações graves, internações e óbitos.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa orienta o público-alvo da campanha que compareça a um dos postos de vacinação apresentando o cartão de vacina, porque é uma oportunidade para a atualização da imunização para outras doenças.

A lista com o endereço das salas de vacina está disponível para consulta no site da Semsa (https://tinyurl.com/salasdevacinasemsa), incluindo as dez que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8 às 12h.


Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI