NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Equoterapia

Por Rodrigo sousa em 18/05/2021 às 15:20:17
FOTOS: Pelegrine Neto/SSP-AM

FOTOS: Pelegrine Neto/SSP-AM

Implantado hĂĄ trĂȘs décadas pela Polícia Militar do Amazonas, o Núcleo de Equoterapia é referĂȘncia no trabalho de reabilitação de crianças e adolescentes com deficiĂȘncia, lesionadas por acidentes ou que possuem transtornos. O contato com o cavalo e convívio com outras crianças tem efeito terapĂȘutico e auxilia no desenvolvimento físico dos alunos.

Colecionando histórias de superação e esperança, centenas de crianças, jovens e adultos jĂĄ foram beneficiadas pela terapia com equinos. Cada progresso é acompanhado de perto pela família, que vibra junto com o aluno com cada novo movimento e melhora na postura e coordenação. Além do físico, a convivĂȘncia com outras crianças e com o próprio cavalo, modifica a relação dessas crianças com os outros a sua volta.

Para a mãe do pequeno Arthur, de 8 anos, KĂĄtia Silvio, as mudanças no físico e na socialização com as outras crianças são símbolos dos avanços na vida do menino.

O trabalho de equoterapia também é motivo de esperança para muitas crianças com diagnóstico médico desanimador. Com o acompanhamento profissional, muitas crianças conseguem superar as expectativas e se desenvolver fisicamente. Esse é o caso de Francisco Neto, de 13 anos. De acordo com a mãe do menino, Doriane Soares, a atividade tem tido grande importância para o filho que nasceu com hidrocefalia e paralisia cerebral.

Para o aluno Luis Moreira, autista de 27 anos, o sentimento é de felicidade em participar das aulas com o cavalo. "Eu gosto de fazer a equoterapia aqui na cavalaria, eu jĂĄ aprendi muitas coisas, a gente utiliza o cavalo como um meio de terapia. Sou muito feliz porque aqui eu também encontro os meus amigos", enfatizou.

Mobilização pélvica, melhora do equilíbrio e postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco e visão e a interação com o cavalo. Esse é o trabalho realizado pelos profissionais do Núcleo de Equoterapia. O local recebe crianças e jovens com paralisia cerebral, autismo, hiperatividade, deficiĂȘncia auditiva, síndromes de Down, de Asperger e de West, entre outras condições, para aplicação de método terapĂȘutico e educacional com o uso de cavalos.

O atendimento é realizado uma vez por semana, com duração aproximada de 30 minutos, envolvendo equinos devidamente adestrados e instrutores que possuem uma abordagem interdisciplinar nas ĂĄreas de saúde, educação e equitação.

Fonte: Redacao Secom

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

ComentĂĄrios

ANUNCIE AQUI