NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Alemanha reconhece que cometeu genocídio na Namíbia

Por Portal Nosso Show/Redação em 28/05/2021 às 14:39:19

Colonos alemães mataram mais de 60 mil pessoas das etnias hereros e namas entre 1904 e 1908 A Alemanha reconheceu nesta sexta-feira, pela primeira vez, que cometeu um genocídio contra as etnias hereros e namas na Namíbia no início do século XX, durante o período colonial.

“À luz da responsabilidade histórica e moral da Alemanha, iremos pedir perdão à Namíbia e aos descendentes das vítimas”, disse o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas. “Vamos chamar esses acontecimentos, agora também oficialmente, como aquilo que eles foram da atual perspectiva: um genocídio.”

O anúncio foi feito após mais de cinco anos de negociações entre os dois países. Como parte do pedido de perdão, a Alemanha também repassará 1,1 bilhão de euros (cerca de R$ 7 bilhões) para ajudar no desenvolvimento e na reconstrução da Namíbia.

A quantia será paga ao longo de 30 anos e usada em programas de infraestrutura, saúde e educação, segundo o governo da Namíbia. A presidência do país afirmou que o reconhecimento da Alemanha é um “primeiro passo” no caminho correto.

O acordo, no entanto, foi rejeitado pelos líderes dos herero e dos nama, que disseram que os valores eram muito baixos para compensar o sofrimento de seus ancestrais. Eles também disseram que foram excluídos das negociações, embora a Alemanha argumente que alguns membros da comunidade foram consultados.

A Alemanha já havia reconhecido que tinha “responsabilidade moral” pelo genocídio na Namíbia, mas evitava um pedido de desculpas oficial para não ter que responder a pedidos de compensação na Justiça.

Maas afirmou hoje que “reivindicações legais de indenização não podem ser derivadas” do acordo.

Berlim diz que a Convenção sobre o Genocídio de 1948 não pode ser aplicada retroativamente. A Grécia, por exemplo, argumenta que a Alemanha deveria desembolsar 298 bilhões de euros por danos causados pelo regime nazista. Por esse motivo, o repasse de 1,1 bilhão de euros à Namíbia não será definido como uma reparação.

A Namíbia foi colonizada pela Alemanha entre 1884 e 1915. Os colonos alemães mataram mais de 60 mil hereros e namas entre 1904 e 1908, durante um levante contra o domínio alemão. Historiadores e a ONU tratam consideram o massacre como o primeiro genocídio do século XX.

Nesta foto de arquivo de 29 de setembro de 2011, crânios de pessoas das etnias hereros e namas são exibidos durante uma cerimônia em Berlim, na Alemanha

Michael Sohn/AP Photo

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI