NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

Por Rodrigo sousa em 16/06/2021 às 10:51:43
Fotos - Divulgação / Semsa

Fotos - Divulgação / Semsa

Os Distritos de Saúde da Prefeitura de Manaus realizaram, nesta terça-feira, 15/6, atividades nas unidades de saúde para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A programação teve como objetivo despertar a reflexão sobre o processo de cuidar da pessoa idosa, além de fazer orientação sobre o cuidado adequado, para diminuir a exposição dos idosos a maus-tratos e violência.

Coordenadas pelo Núcleo de Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram realizadas palestras educativas nas salas de espera das Unidades de Saúde da Atenção Primária.

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, enfermeira Eliny Rocha, destacou a importância da data para promover junto à sociedade, a reflexão de como a pessoa idosa está sendo cuidada neste período de pandemia.

Segundo Eliny, é necessário observar sinais da presença de violência no comportamento da pessoa idosa, como a demonstração de medo ou ansiedade na presença do cuidador ou de um familiar.

"Muitas vezes a pessoa idosa não consegue verbalizar que sofre maus-tratos, mas a expressão facial demonstra tristeza, desesperança, ansiedade ou agitação. Também pode apresentar aspecto desnutrido, pálido, desidratado e com olheiras, além de vestimenta descuidada, pouca higiene, entre outros detalhes", apontou.

A enfermeira orienta que, para evitar que os idosos sofram maus tratos, é importante que os mesmos conheçam seus direitos e deveres, além de manter no dia a dia uma rotina ativa e que deve ser estimulada por seus familiares.


Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI