NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Programação do "Outubro Rosa" mobiliza unidades de saúde da Prefeitura de Manaus

Por Rodrigo Sousa em 06/10/2021 às 11:01:32
Fotos - Camila Batista / Semsa

Fotos - Camila Batista / Semsa

Como parte da programação do "Outubro Rosa", mês de alerta para a prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero, os Distritos de Saúde (Disas), da Prefeitura de Manaus, estão realizando atividades de reforço aos cuidados que já são oferecidos na rotina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na manhã desta terça-feira, 5/10, a policlínica Dr. Djalma Batista, na Compensa, zona Oeste, ofereceu às mulheres, variados serviços com foco na conscientização da importância do diagnóstico precoce dessas doenças.

A secretária de Saúde do município, Shádia Fraxe, acompanhou os atendimentos na policlínica. "No 'Outubro Rosa' fazemos essa intensificação com as mulheres, para que façam os seus exames de rotina, que podem identificar alguma doença em seu início, principalmente o câncer de mama e o do colo do útero. O que queremos é que as mulheres entendam que com um diagnóstico precoce, essas doenças podem ser curadas, daí a importância do cuidado permanente", destacou.

A diretora da policlínica, Doris Vicente, explicou que durante todo o mês as mulheres terão atenção especial na unidade, principalmente com a oferta de mamografias. "Esse é um exame que precisa ser agendado pelo Sistema de Regulação, o SisReg, o que pode gerar um tempo maior de espera até a sua realização. Aqui nós incluiremos as mulheres da área de abrangência da policlínica, que não conseguiram, ainda, a autorização, como demanda espontânea e, dessa forma, fazer a mamografia", informou.

Conforme a gerente do Disa Oeste, Socorro Furtado, todas as 41 unidades daquela área, que alcançam 17 bairros, estão oferecendo serviços, dentro do horário de funcionamento. "Como acontece em todas as unidades da Semsa, aqui também estamos reforçando os atendimentos visando a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Aqui na policlínica Djalma Batista, onde temos três equipes de saúde da família inseridas, estão sendo feitos atendimentos nos turnos da manhã e da tarde", salientou.

Disa Sul

À tarde, o Disa Sul realizou a abertura simbólica das atividades do "Outubro Rosa" naquela região da cidade. A programação seguirá até o fim do mês.

O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que o movimento "Outubro Rosa" acontece em todo o mundo, para despertar a conscientização da prevenção ao câncer de mama, mas que no Amazonas o foco é o câncer do colo do útero, por ser o de maior incidência na região.

"A Semsa já tem uma carta de serviços, que oferece para a população na rotina da Atenção Básica. Durante a campanha, nós procuramos potencializar essa oferta aumentando o acesso, realizando um número maior de coletas de preventivo, de mamografias entre outros recursos, para o diagnóstico precoce de doenças", ressaltou.

A enfermeira Jucinara Rodrigues, gerente do Disa Sul, informou que as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as 69 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão mobilizadas para garantir o melhor atendimento aos usuários.

"Nós pedimos a cada morador das zonas Sul e Centro-Sul, que procure uma das unidades da Semsa mais perto de sua casa. Nossas equipes já estão preparadas, para receber a todos, com a oferta de uma variedade de serviços, todos tendo por finalidade o cuidado e a prevenção de doenças, principalmente o câncer de mama e o do colo do útero", orientou Jucinara.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI