NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prefeitura de Manaus realiza a última Avaliação de Desempenho do Estudante para alunos da Semed

Por Rodrigo Sousa em 06/10/2021 às 11:20:38
Fotos - Eliton Santos / Semed

Fotos - Eliton Santos / Semed

Alunos da Prefeitura de Manaus participaram, nesta terça-feira, 5/10, da última Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) aplicada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). As turmas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental foram as primeiras a participar da avaliação. Os alunos do 1º ao 3º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª fases farão a prova até quinta-feira, 7/10, que tem a duração de duas horas, para responder às questões de língua portuguesa e matemática.

A ADE é uma avaliação realizada nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que acontece no mês de novembro. A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed e busca avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

De acordo com o chefe da DAM, Anézio Mar, a ação é uma forma de verificar e contribuir com os avanços da aprendizagem dos alunos da rede.

"Nós esperamos que essa avaliação contribua com o processo de ensino-aprendizagem das escolas e que ela também seja uma ferramenta para os professores em sala de aula, nos processos de intervenção pedagógica e nos planos de ação. As avaliações também têm contribuído na criação de políticas públicas dentro da secretaria, isso tudo busca um avanço na qualidade de ensino, que é uma das prioridades do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino", afirmou Anézio.

Na escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade, mais de cem alunos do 4º e 5º anos fizeram a avaliação. A unidade atende 362 alunos e de acordo com a gestora, Vera Aragão, as turmas do Bloco Pedagógico (1º, 2º e 3º ano) farão a prova nesta quarta-feira, 6.

"A escola já vem se preparando há algumas semanas para a avaliação, onde comunicamos aos pais a importância desse momento e que os alunos estejam presentes no dia. Hoje tivemos uma presença satisfatória e esperamos que o mesmo aconteça na quarta-feira com os alunos do Bloco Pedagógico", ressaltou a gestora.

Na turma do 5º ano, 29 alunos estiveram presentes, faltando apenas um. "Todos os alunos e familiares entenderam a proposta da ADE, nesse período de preparação fizemos vários simulados com estatísticas. Estamos preparados para essa avaliação, apenas um aluno faltou e aqui na escola a melhor turma será premiada com algum passeio", explicou o professor Reinaldo Ferreira.

Já na escola municipal Waldir Garcia, no São Geraldo, zona Centro-Sul, que atende 231 alunos do 1º ao 5º ano, compareceram 76 alunos no primeiro dia. De acordo com a gestora da unidade, Lúcia Cortez, toda a equipe escolar, alunos e familiares são preparados para a avaliação e para todos os momentos da vida.

"Nós não preparamos as crianças apenas para uma prova, mas para a vida, então a escola já tem a preocupação com essa intencionalidade pedagógica, que envolve também as famílias e toda a equipe escolar. Aqui existe um trabalho coletivo e compartilhado com a aprendizagem das crianças, a avaliação é levada a sério e garante o direito a todos de aprender", ressaltou a diretora.

A aluna Katherine Fontaine, 11, do 5º ano, disse que não teve dificuldade em responder a avaliação. "Por ser um assunto que a gente já estudou bastante, achei muito fácil. Em português tive um pouco mais de dificuldade, mas já respondi às provas", disse a aluna.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI