NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prefeitura de Manaus realiza live com alunos da Educação de Jovens e Adultos

Por Rodrigo Sousa em 06/04/2022 às 11:26:31
Fotos - Mário Oliveira / Semed

Fotos - Mário Oliveira / Semed

A Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta terça-feira, 5/4, uma live com o tema "Escola e Cemasp: ampliando os horizontes na EJA", para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores, gestores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento foi organizado pela Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), por meio do Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp) e foi transmitido pelo canal Semed Educação Manaus, no YouTube, pelo link: https://youtu.be/ik1_OnJRTkA.

O objetivo foi incentivar a permanência dos estudantes da EJA na escola, por meio da articulação de saberes e conhecimentos para sua autorrealização pessoal e profissional, apresentando as possibilidades de construção de um futuro promissor.

Conforme a coordenadora-geral dos Cemasp, Karla Menezes, umas das estratégias da Semed para resgatar os alunos da EJA é promover eventos on-line, onde são trabalhados diversos temas e que contam com a presença de profissionais de diferentes áreas.

"A EJA tem uma realidade diferente no diurno, pois muitos estudantes tem o desafio de conciliar o trabalho e estudo. Outro fator está sendo o momento pandêmico que resultou na desmotivação, na quebra de rotina das aulas e, por esse motivo, o Cemasp tem buscado promover ações educativas como essa de hoje, que auxiliam na permanência do aluno da EJA no ambiente escolar", informou Karla.

A ação contou com música especial e sorteios de brindes. Durante a live, os alunos puderam interagir com o palestrante e convidados via chat.

O representante do Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE), Cláudio Ferreira, foi o palestrante convidado para trabalhar a temática em questão. "Esse evento é uma boa oportunidade de aperfeiçoar seu perfil profissional e desenvolver diferenciais competitivos para o mercado de trabalho", enfatizou.

Relato

Durante a live, o convidado Eliézio Dutra, que é ex-aluno da EJA, fez um relato de sua experiência, de sua superação de vida a partir do ingresso na Educação de Jovens e Adultos. Eliézio veio do município de Canutama, aos 17 anos, com o objetivo de estudar de estudar em Manaus. Aos 36 começou o curso de Pedagogia, aos 45 anos passou no concurso da Semed para pedagogo, e aos 49 passou em outro concurso do órgão como professor. Atualmente, cursa o 5º período de Direito.

"A EJA para mim foi além de uma modalidade de ensino. Eu a vejo como escola de vida, porque ela vai além dos conteúdos curriculares e disciplinares. Ela trouxe para minha vida realizações culturais, financeiras, pessoais e familiares. Foi uma janela de transformação, porque até então eu comecei a ter uma outra leitura de vida, consegui realizar sonhos e aprovações em concursos da Semed", enfatizou.

Cemasp

O Cemasp atende a EJA noturno, por meio de assessores que viabilizam as atividades durante a semana, desenvolvendo teleações socioeducativas como: palestras, oficinas temáticas, teleassessoramento, disponibilização de folder informativo sobre atendimento psicossocial, roda de conversas, escuta psicológica, elaboração de vídeos e folhetos com temáticas e telerresgate.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI