NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Associação ajuda a melhorar vida de pessoas com Síndrome de Down em Manaus

Por Lucas Botelho em 12/09/2022 às 11:47:31
Foto Divulgação

Foto Divulgação

Vítimas de preconceito desde cedo, as pessoas com Síndrome de Down lutam para superar as barreiras impostas pela sociedade, que apresenta constante falta de conhecimento sobre essa condição genética. Isso mesmo, condição genética. É sempre importante ressaltar que, diferente do que muitos pensam, a Síndrome de Down não é uma doença.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas têm síndrome de Down no país. A alteração genética acomete uma em cada 700 crianças nascidas vivas no Brasil. A nível mundial, a estimativa é de uma criança a cada 1000 nascidos vivos. Ou seja, a cada ano, cerca de 3 mil a 5 mil crianças nascem com Síndrome de Down.

Pais de Stephanie Agostinho Dos Santos, uma jovem de 21 anos com Síndrome de Down, Omar dos Santos e Rosana dos Santos são fundadores da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), que reúne pais, pessoas com Síndrome de Down, amigos e profissionais interessados pela causa. O grupo visa melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para as pessoas com a condição genética.

Considerada a única do Estado com direcionamento específico para pessoas com Síndrome de Down, a associação foi fundada há 11 anos e é uma entidade sem fins lucrativos que atende 165 famílias.

Fonte: Portal Emtempo

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI