NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Enem 2022- Traz poucas questões sobre pandemia e muitos textos atuais

Por Lucas Botelho em 14/11/2022 às 14:59:26
Internet

Internet

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 não trouxe muitas novidades, na comparação com anos anteriores. Embora o banco de questões deste ano seja novo, temas como a pandemia de covid-19 não estiveram fortemente presentes nos conteúdos cobrados.

De acordo com a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, a prova deste ano não trouxe grandes novidades em termos dos conteúdos cobrados. "O banco de questões é novo, então esperávamos várias questões relacionadas à pandemia de covid-19, por exemplo, mas isso não se confirmou. Havia apenas três questões sobre isso, duas delas nas provas de línguas estrangeiras e uma na de Ciências Humanas", detalha. Outros temas que ficaram de fora foram a Semana de 1922, que completou cem anos, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o tema da redação deste ano: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem, avalia que o tema escolhido segue uma lógica, na comparação a temas de anos anteriores. "Historicamente, a redação do Enem costuma trazer temas das Ciências Humanas. E, considerando as importantes contribuições de povos e comunidades tradicionais para a cultura do país, o tema deste ano cumpre um importante papel de chamar os estudantes à reflexão", destaca.

Textos e temas atuais

Assim como aconteceu na redação, as questões de todas as áreas foram fortemente marcadas por assuntos atuais. Discussão sobre o papel da mulher na sociedade apareceu, por exemplo, em uma questão falando sobre Rayssa Leal, conhecida como "fadinha do skate", que fez história ao ganhar a medalha de prata nas Olimpíadas de 2021, na categoria street. O uso excessivo de celulares e da internet e o feminicídio também estiveram entre os assuntos trazidos ao longo da prova.

Para Karoline, "o que marca o Enem 2022 é a constante menção a textos e temas muito contemporâneos, como o feminicídio. É uma oportunidade para que os candidatos possam pensar sobre fatos e desafios que eles encontram todos os dias, seja em suas rotinas, seja nos noticiários". Embora os temas e os textos escolhidos sejam atuais, ela avalia que não houve grandes mudanças entre o Enem 2021 e o Enem 2022. Nomes como Hanna Arendt voltaram a aparecer nos enunciados e textos de apoio, principalmente na prova de Filosofia. Em Geografia, por sua vez, muitas perguntas sobre Geografia Física e sobre o esgotamento da Geografia Urbana. Quase 3,4 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022. Além da prova deste domingo (13), os candidatos têm ainda a prova de Matemática e Ciências da Natureza, agendada para o próximo domingo (20).

Fonte: Acrítica

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI