NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prefeitura realiza "Metazônia", evento inovador sobre IA e Metaverso em Manaus

Por Portal Nosso Show/Redação em 08/12/2022 às 10:10:20
SEMCOM

SEMCOM

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), apoiou a realização da 2ª edição do "Metazônia - Conectando Manaus com o mundo", promovido pela Getter Amplified Industry, uma startup ligada ao campo da Inteligência Artificial (IA), e o Instituto Centro de Tecnologia de Software (ICTS).

Entre as diversas programações do evento, o secretário da Semtepi, Radyr Gomes Jr; o diretor de Planejamento da Semtepi, Leonardo Silva; e Vânia Taumaturgo, presidente do Polo Digital de Manaus, participaram da primeira reunião no Metaverso, com representantes de Florianópolis (SC), no distrito tecnológico local.

Durante o Metazônia, foi lançado um programa de realidade virtual interativa, com acesso via óculos, ou ainda em dispositivos móbile, uma imersão e passeio no Casarão da Inovação Cassina, localizado tanto no Centro Histórico de Manaus, como no endereço eletrônico www.metamazonia.io.

"Esse é realmente um momento marcante para todos nós, que enquanto prefeitura resolvemos apoiar essa iniciativa, esse evento, que reuniu centenas de jovens e adultos preparados para participar do movimento de transformação digital, colaborativo e conectado. Tudo a ver com este espaço que nós estamos: o Cassina, e realmente a participação em uma reunião no Metaverso foi um marco para nós que vemos que, de fato, o futuro já é hoje, e a prefeitura pode proporcionar tudo isso para a população por meio do nosso trabalho e parcerias", enfatizou o secretário da Semtepi, Radyr Jr.

O Metazônia contou com uma programação vasta, como um workshop sobre empreendedorismo e o Marco Legal das Startups, reunindo quatro painelistas de renome, incluindo Bruno Monteiro Portela, secretário de Inovação e Micro e Pequenas Empresas, do Ministério da Economia (ME), além de Leonardo Freitas, coordenador-geral de Ambientes Inovadores e Startups, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Aconteceu, ainda, um campeonato de Freefire, e cinco palestras com o objetivo de conectar pessoas, e ampliar o debate sobre Inteligência Artificial, Metaverso e o movimento de transformação digital.

"Aqui tem tudo a ver com a inovação, e é muito importante, porque na história do mundo a inovação se tornou primordial, como é o inglês, que não é mais um diferencial. Afinal, quem não for atrás de tecnologia vai ficar para trás. Só é a gente pensar no videocassete, DVD, entre outros, afinal todos os setores vão ter que contar com a inovação, caso contrário, não vai prosperar", explicou o subsecretário da Semtepi, Gustavo Igrejas.

Também aconteceram as palestras da Metazônia sobre "Lean Digital e a Maturidade da Indústria 4.0", com o CEO da Getter, Rufo Paganini; "Maturidade da Indústria 4.0", apresentada por Sandro Breval, criador da metodologia PIMM 4.0; e "Inovação Escalável - Uma reflexão sobre inovação aberta e empreendedorismo", abordada por Maria Nathália, gerente de Projetos na Venture Hub Manaus.

"De repente, Manaus abraçou o Metazônia como uma parte de si, e a prefeitura, especialmente acreditou na gente e hoje por meio da Semtepi, do Radyr, e do prefeito David Almeida, a gente tem feito do Metazônia um marco no hall de eventos da cidade, com um ambiente de inovação. Mostrar para onde a digitalização do mundo está indo", destacou o CEO da Getter, Rufo Paganini.

A Semtepi já é responsável pelo incentivo e valorização de empreendedores e formação de startups, inclusive incentivadas no próprio Casarão da Inovação Cassina. Sobre isso, o diretor de Planejamento, Leonardo Silva, comentou a respeito e enfatizou o desejo de avançar sempre.

"Aqui a gente consegue gerar políticas públicas com as startups, e a Semtepi entrou aqui justamente para tornar isso público, e as pessoas terem acesso a essas informações tão diferentes que estamos proporcionando à população. Além disso, nossa participação na reunião no Metaverso fez com que vejamos o quanto nós já estamos estruturados, e também o que temos para alcançar", comentou Leonardo Silva, diretor de Planejamento da Semtepi.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI