NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prefeitura anuncia obra emergencial para conter erosão no conjunto Boas Novas

Por Will Oliveira - edição de texto em 16/03/2023 às 10:10:17
Foto: Semcom

Foto: Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na tarde desta quarta-feira, 15/3, o início das obras de contenção da erosão localizada entre as ruas Ponta do Vento e Jucaína, no conjunto Boas Novas, Cidade Nova, na zona Norte. A área foi interditada pela Defesa Civil Municipal, após uma parte da encosta desmoronar na noite desta terça-feira, 14. No total, 12 residências foram evacuadas.

Acompanhado por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), David Almeida viu de perto a realidade do local e as casas que foram atingidas. O gestor municipal destacou que os serviços devem iniciar imediatamente, graças ao apoio recebido do Governo Federal.

"Já estão interditadas 12 casas em decorrência do desbarrancamento. Já estamos aqui com a equipe da Seminf e representantes da empresa contratada e vamos entrar imediatamente no local para resolver esse problema. Tudo isso é fruto da nossa visita a Brasília (DF) com a sinalização dos recursos", enfatizou o prefeito.

Questionado sobre o encontro realizado na tarde de terça com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, David Almeida frisou que a sinalização foi positiva para envio de recursos à capital amazonense e que será possível realizar, ao menos, 20 intervenções em áreas de altíssimo risco por toda cidade.

"Estamos tramitando os processos para que a gente possa fazer a intervenção, simultaneamente, em ao menos 20 áreas da nossa cidade. A sinalização do Governo Federal é muito positiva, já demos entrada em todos os projetos. Já temos eles prontos e contratados, e agora nós vamos fazer a execução", citou Almeida.

Visita técnica

Presente durante a visita, o engenheiro da Seminf, Tabajara Ferreira Junior, explicou que os estudos topográficos da área já estão prontos e que a recuperação da erosão já inicia nesta quinta-feira, 16/3.

"Nesta madrugada, quando ocorreu o deslizamento aqui na comunidade Boas Novas, a Defesa Civil entrou com a ação preventiva de interditar uma média de 12 casas desse quarteirão, que poderiam ser afetadas, e foram retirados os moradores, neste caso não há nenhum risco de fatalidade. Apenas uma casa foi afetada, mas não teve nenhuma vítima, só danos materiais. Nesta quinta-feira, 16/3, será realizado de forma emergencial, o estudo topográfico e no máximo dois dias, tenhamos a solução definitiva para essa área", afirma Tabajara.

A dona de casa Joyce Santos, 34 anos, mora há 15 anos na comunidade, e relata a alegria dos moradores com a presença do prefeito David Almeida, atuante com os planos de ações para solucionar mais esse problema de infraestrutura na área.

"Nós os moradores estamos muito felizes com a presença do prefeito David Almeida e triste ao mesmo tempo, pois perdemos os nossos objetivos e tivemos que sair de casa, mas estamos aliviados do prefeito de ter atendido a nossa solicitação, e iniciar as obras na nossa comunidade", relata a moradora.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI