NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

O maior peixe da Amazônia, o 'Pirarucu', é considerado invasor e uma ameaça

Por Will Oliveira em 10/04/2023 às 12:11:10
 Foto: Divulgação/Sema

Foto: Divulgação/Sema

Pesquisadores e pescadores acompanham na prática os danos que o pirarucu (Arapaima gigas), predador de topo da cadeia alimentar, vem causando há pelo menos 50 anos em regiões onde ele não existia. "Nas invasões biológicas, quando você retira a espécie de um lugar de origem e coloca em outro rio em que ela não evoluiu com outros seres, há uma certa ingenuidade da presa nativa nos primeiros anos.


É que a presa não reconhece o invasor como um predador, porque evolutivamente essa espécie não existia na vida dela. É lógico, com o tempo os peixes nativos podem aprender, mas até isso acontecer o pirarucu pode extinguir localmente várias espécies de presas. Por isso, ecologicamente essas invasões são tão arriscadas", explica o pesquisador Jean Vitule, do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná.


O pirarucu também é conhecido por arapaima, ou, paiche, nome mais comum no Peru, país onde começou uma "invasão" que atravessou fronteiras. A pesca na boliviana era baseada em espécies nativas, mas o impacto dessa invasão biológica foi tão grande que o comércio de pescado no país mudou radicalmente.


Com a instalação de uma hidrelétrica, a paisagem mudou e o local se transformou em lugar de água parada, virou um grande lago, ambiente propício para a espécie. Hoje em dia, nessa área existem grandes populações de pirarucu que sustentam a pesca comercial. Mas isso é arriscado e preocupante porque essa espécie exótica pode acabar com o peixe nativo e a gente não sabe até quando um peixe desse porte vai se sustentar",



Fonte: g1

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI