NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Sepror e Ifam realizam curso de capacitação com o tema "Propagação Artificial do Tambaqui"

Iniciativa visa capacitar estudantes e profissionais para a utilização de novas técnicas na piscicultura

Por Portal Nosso Show/Redação em 29/04/2023 às 18:53:28
FOTO: Divulgação/Sepror

FOTO: Divulgação/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), realizou o Curso de Propagação Artificial do Tambaqui, em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), no período de segunda-feira (24/04) a sábado (29/04), para 14 participantes.

O curso teve como finalidade a capacitação e atualização de estudantes do curso de aquicultura da Instituição, e de profissionais atuantes na piscicultura.

As aulas ocorreram no Centro de Treinamento Tecnológico e Produção em Aquicultura (CTTPA) de Balbina, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror. O Centro é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepror, sendo referência na reprodução de peixes nativos, como o tambaqui e a matrinxã.

Durante o evento, os participantes aprenderam todas as etapas necessárias para a reprodução de peixes, desde a captura e seleção das matrizes, até o preparo dos viveiros que receberão as pós-larvas de tambaqui. Além disso, foram instruídos sobre a aplicação de hormônios reprodutivos e preparo das instalações para a reprodução.

"A ação de capacitação destaca a importância de qualificar recursos humanos para a atividade piscícola, além de fomentar a atividade por meio da distribuição de alevinos e pós-larvas de peixes. Essas ações de capacitação evidenciam que a estação de piscicultura de Balbina é fundamental para o setor piscícola", destaca o chefe de departamento de pesca e aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI