NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Trupe Ave Lola e Batida estreiam programação internacional no Teatro da Instalação, em Manaus

Em parceria inédita com a Academia Amazônia Ensina, a Trupe Ave Lola e o Grupo Batida também farão apresentações e oficinas teatrais em Novo Airão e Tumbira

Por Portal Nosso Show/Redação em 15/05/2023 às 10:48:01
Ditte Valente (Ouverture) e Gus Benke (O vira-lata)

Ditte Valente (Ouverture) e Gus Benke (O vira-lata)

A partir desta segunda-feira, dia 15 de maio, até o dia 20 de maio, o projeto "Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro" desembarca em Manaus e nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro para as apresentações do espetáculo "Ouverture", do grupo dinamarquês Batida, e "O vira-lata", da companhia paranaense Ave Lola, além de realizar oficinas teatrais direcionadas para pessoas de todas as idades.

Todas as ações serão gratuitas e acontecerão em Manaus, Novo Airão e Tumbira, com o objetivo de levar a arte do teatro para as comunidades ribeirinhas do Amazonas e, assim, promover um espaço de troca de experiências entre o público e os artistas envolvidos no projeto.

Para a Trupe Ave Lola, essa será a segunda vivência teatral imersiva na região. Em 2015, a companhia circulou por várias comunidades ribeirinhas do Rio Negro e por cidades fronteiriças do norte com o seu espetáculo "O Malefício da Mariposa (2012)" por meio dos projetos "Ave Lola rumo ao Rio Negro" e "Brasil - Fronteiras do Norte". Durante esta circulação, a companhia também apresentou o espetáculo "Tchekhov (2013)" e "O Malefício da Mariposa (2012)" no histórico Teatro Amazonas.

Desde então, retornar para a região amazônica era um desejo enorme dos integrantes da trupe que veio de encontro com os anseios do Grupo Batida, parceiro artístico da Trupe Ave Lola. "A Amazônia é fonte de aprendizado e inspiração para todos nós. É uma honra e alegria nos apresentar para o público do Amazonas", ressalta a diretora teatral da Ave Lola Ana Rosa Genari Tezza.

"Ouverture" e "O vira-lata", os dois espetáculos, que serão apresentados nas comunidades ribeirinhas e em Manaus, possuem algumas características em comum: a música executada ao vivo, ambas são obras criadas para as crianças e dialogam com pessoas de todas as idades e possuem uma linguagem teatral popular.

"Ouverture", da companhia dinamarquesa Grupo Batida, é uma história cômica e poética sobre o cotidiano de uma orquestra peculiar e os seus membros. Já o espetáculo "O Vira-lata", da Trupe Ave Lola de Teatro, é uma história que toca com delicadeza e adequação em temas como as desigualdades social e de gênero, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação. O espetáculo é uma parceria com a companhia dinamarquesa "Teatergruppen Batida", e tem dramaturgia do dinamarquês Søren Valente e direção da brasileira Ana Rosa Genari Tezza, diretora da Ave Lola.

O projeto "Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro" é uma ação independente resultado de uma parceria da Academia Amazônia Ensina (Acae), Ave Lola e Batida que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Amazonas, Prefeitura de Novo Airão, Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Pousada Garrido, que fica localizada na Comunidade Tumbira.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Comunidades ribeirinhas

15 de maio de 2023 das 14h30 às 16h30 | Oficina de Teatro na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

15 de maio às 19h | Apresentação do espetáculo Ouverture, da companhia dinamarquesa Batida na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

16 de maio de 2023 das 14h30 às 16h30 | Oficina de Teatro na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

17 de maio de 2023 das 19h às 21h | Apresentação dos espetáculos Ouverture e O vira-lata na comunidade ribeirinha Tumbira (AM)

18 de maio de 2023 das 18h30 às 22h | Apresentação dos espetáculos Ouverture e O vira-lata em Novo Airão (AM), no Anfiteatro da Praça Hugo Carlos Frederico.

Manaus

19 de maio de 2023 às 19h | Apresentação do espetáculo Ouverture no Teatro da Instalação em Manaus (AM)

20 de maio de 2023 - 16h | Apresentação do espetáculo Ouverture no Teatro da Instalação em Manaus (AM)

20 de maio de 2023 - 19h | Apresentação do espetáculo O vira-lata no Teatro da Instalação em Manaus (AM)

Teatro da Instalação

R. Frei José dos Inocentes, s/n - Centro - Manaus - AM

TRUPE AVE LOLA DE TEATRO

Ave Lola, além de ser um espaço de criação, é também uma trupe que sonha e trabalha coletivamente por uma fazer artístico, poético e humano. Fundada em 2010 por Ana Rosa Genari Tezza, que desenvolveu um espaço de empoderamento onde todos os cargos de liderança são ocupados por mulheres de diferentes idades.

Os processos da Trupe prezam pela insubordinação, pela liberdade, pelo inusitado. Ao longo dos últimos anos, a Ave Lola montou os espetáculos "O Malefício da Mariposa" (2012), "Tchekhov" (2013), "Nuon" (2016), "Manaós - Uma Saga de Luz e Sombra" (2019), "Cão Vadio" (2021) e "O vira-lata (2022)" premiados e indicadas a importantes prêmios do Paraná e do Brasil, tais como Gralha Azul, Shell, Cesgranrio. Os trabalhos já circularam por todo Brasil, incluindo cidades fronteiriças do extremo norte e também já estiveram em países como Chile e Dinamarca.

TEATERGRUPPEN BATIDA

O grupo BATIDA, que já veio várias vezes ao Brasil e cujo nome é uma referência à batida da música brasileira, é um tradicional coletivo dinamarquês de atores e músicos. Ao longo de 30 anos, criou uma série de espetáculos para todas as faixas etárias e percorreu mais de 45 países diferentes. Desde o início, BATIDA vem mantendo seu princípio de atribuir à música ao vivo e ao movimento a mesma importância do texto e do visual. O grupo ocupa um antigo edifício de fábricas em Copenhague.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI