NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Lula e Biden falam sobre meio ambiente e direitos dos trabalhadores

Por telefone, brasileiro convidou colega a visitar a Amazônia

Por Mairkon Castro em 17/08/2023 às 10:51:48
Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva conversou na tarde de ontem (16), por telefone, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Por cerca de 30 minutos, os dois chefes de estado falaram sobre mudanças climĂĄticas, preservação ambiental, e sobre a CĂșpula da Amazônia, realizada na semana passada em Belém (PA). Lula também manifestou solidariedade às vĂ­timas dos incĂȘndios no HavaĂ­ e suas famĂ­lias.

Lula ressaltou a importância de avançar seriamente no debate sobre as mudanças climĂĄticas. Segundo a assessoria do PalĂĄcio do Planalto, o presidente Biden disse concordar "em 100%" com as preocupações manifestadas por Lula, reconheceu as responsabilidades dos paĂ­ses desenvolvidos e a necessidade de apoiar os paĂ­ses em desenvolvimento a lidar com os efeitos da crise climĂĄtica.

O presidente brasileiro manifestou intenção de transformar o paĂ­s em um exemplo para o mundo nos temas da preservação ambiental e da transição energética e citou o lançamento recente do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco nessas ĂĄreas.

Os dois lĂ­deres também trataram da iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século XXI, a ser proposto por Estados Unidos e Brasil, com a participação de representantes dos movimentos sindicais e da OIT, por ocasião da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas.

"É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores. Suas polĂ­ticas e discursos sobre o mundo do trabalho soam como mĂșsica para os meus ouvidos e certamente juntos poderemos inspirar outros governantes a olhar para as questões dos trabalhadores", disse Lula.

Lula e Biden devem se encontrar em setembro, na cĂșpula do G20 e na Assembleia da ONU. Lula reiterou convite ao presidente Biden para visitar o Brasil ano que vem, o que poderia ocorrer em um estado da região amazônica.




Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

ComentĂĄrios

ANUNCIE AQUI