NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

24º Ecofestival do Peixe-boi acontecerá nos próximos dias 26, 27, 28, e 29 de outubro em Novo Airão AM

Por Will Oliveira em 14/10/2023 às 18:21:44

O Ecofestival do Peixe-boi é promovido pela Prefeitura de Novo Airão e empresas privas. Novo Airão está localizado à margem direita do Rio Negro, a uma distância de Manaus de 115 km em linha reta e 143 por via fluvial. Por meio das Secretarias municipais de Cultura e Eventos (Semuc) e Inovação Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) e Liga Municipal das Agremiações de Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC), com apoio logístico do Governo do Estado do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).


"Quem vive aqui em Novo Airão, sabe da importância desse momento para conseguir o faturamento que leva meses de espera. Daí a preocupação da Prefeitura com a estrutura e logística. Estou otimista com o cenário que se descortina para a realização do Festival do Peixe-boi em 2023 e futuros eventos. Sou muito agradecido ao apoio do Governo do Estado para a realização desse empreendimento.", disse Frederico Júnior, prefeito de Novo Airão.


Grandes nomes da música farão parte deste belíssimo teatro a céu aberto, para três noites de evento, os cantores: Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Vanda Guedes, Marília Tavares e Gidean Marques serão atração no palco principal.


Além do espetáculo ecológico, o visitante também vai ter opções como a 2º Feira de Artesanato Indígena, Feira Agropecuária e atrativos turísticos que o município oferece.


O secretário municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, detalha que, além da Lagoa do Peixe-boi, os preparativos estruturais para o Ecofestival também contam com praça de alimentação, segurança policial e estrutural, controle de trânsito, atendimento de emergência médica, área de concentração e de dispersão das alegorias.


Histórico


O Ecofestival do Peixe-boi foi apresentado pela primeira vez em junho de 1989. Emergiu com a temática de preservação do peixe-boi e, com base na lenda, tinha propósito de dar um basta à matança da espécie e alerta pela preservação do animal ameaçado de extinção. O ápice ocorria na encenação da pesca e a trajetória da matança do mamífero contada em narrativas dos antigos moradores.


Roteiro que nasceu de um movimento popular, em 1988, para retirada de um filhote de peixe-boi que vivia em cativeiro no chafariz da Praça Municipal. Do movimento em defesa da espécie surgiram pesquisas, músicas e a ideia de construir o Festival em defesa do mamífero que sofria perseguições e matança que, por pouco, não causou a sua extinção.


LEIA MAIS:

O que fazer em Novo Airão?

Visita e observação dos botos no Flutuante dos Botos;

Visita à Casa Atelier dos Artistas Buy e Helen Rossy, escultura de madeira, artesania fina e telas.

Visita à Fundação Almerinda Malaquias, artesanato de madeira de resíduos

Local dos índios Waimiri Atroari

Loja de Artesanato

Passeios?

Anavilhanas, Grutas do Madadá, Parque Nacional do Jaú, corredeiras do rio Carabini

Praias próximas – Praia da Coroa (5 minutos de bote de alumínio) e do Camaleão, cerca de uma hora.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI