NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Presidente Lula se reúne com ministros após aprovação de PEC no Senado

Por Will Oliveira em 27/11/2023 às 10:41:23
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Brasil – O presidente Lula se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no Palácio da Alvorada, na noite de quinta-feira, 23. O encontro ocorreu depois da aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas dos integrantes da Corte.


Participaram da conversa com Lula os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, além do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.


O encontro foi promovido por Lula como forma de acenar ao ministros do STF diante do voto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT, -BA), a favor da aprovação da matéria. A avaliação no Executivo é de que o posicionamento de Wagner foi determinante para que senadores indecisos da base governista também apoiassem o texto. A PEC foi aprovada por 52 votos, três a mais do que o mínimo necessário.


A aprovação da PEC, que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, gerou forte reações entre os integrantes do STF. Decano da Corte, o ministro Gilmar Mendes, afirmou o Supremo não é formado por "covardes" e que não aceitaria intimidações de outros Poderes. "Estranha prioridade, chega a ser cômico.

STF não admite intimidações. É preciso altivez para rechaçar esse tipo de ameaça de maneira muito clara. Esta Casa não é composta por covardes. Esta Casa não é composta por medrosos", disse o ministro.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI