NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Policiais participam de curso de atendimento pré-hospitalar visando aprimorar técnicas de primeiros socorros

Intuito do curso Ă© que o policial civil esteja apto para prestar o atendimento prĂ©vio antes do serviço de urgĂȘncia/emergĂȘncia chegar

Por Mairkon Castro em 19/02/2024 às 18:39:43

Manaus - Policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) participaram, nesta segunda-feira (19/02), do curso de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH) tĂĄtico, visando aprimorar as técnicas de primeiros socorros em operações. O objetivo é fornecer cuidados médicos aos policiais de forma rĂĄpida e eficaz, a fim de garantir a sobrevivĂȘncia do ferido e a minimização dos danos causados pelos eventos em combate.


Conforme o delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, o curso sempre ocorre em razão da necessidade de haver um preparo em situações emergenciais, tendo em vista que as atuações das autoridades são fatores de combate. O atendimento pré-hospitalar tĂĄtico é o tipo de atendimento médico realizado em situações de emergĂȘncia e em ambientes onde a segurança não é garantida, como operações policiais, operações militares, desastres naturais e outros.


"A nossa atividade principal é a abordagem em lanchas rĂĄpidas que trazem entorpecentes da Colômbia e Peru. Diante disso, nós precisamos fazer o primeiro atendimento caso ocorra algum tipo de intercorrĂȘncia com um de nossos policiais, principalmente porque também atuamos em situações bem distantes de unidades hospitalares, então nós temos que estabilizar o operador, realizando esse primeiro atendimento", disse o delegado.


Segundo o coordenador da Core-AM, o curso estĂĄ sendo desenvolvido em dois dias. Nesta segunda foram ministradas as oficinas prĂĄticas, e na terça-feira (20/02) terĂĄ um simulado que colocarĂĄ o policial no ambiente em que opera, ou seja, atuando de forma prĂĄtica.


O instrutor JĂșlio RennĂȘ, emergencista de APH tĂĄtico é responsĂĄvel por ministrar o curso, pontuou que o foco do treinamento é habilitar os policiais para realizarem o auxĂ­lio ao próprio colega de farda, caso ele seja ferido em combate, e também prestar assistĂȘncia a população ou a pessoas que foram de alguma forma feridas nessa ocasião.


"O intuito é que eles possam prestar o atendimento prévio antes do serviço de urgĂȘncia/emergĂȘncia chegar, tendo em vista que a nossa realidade amazônica é muito distante, e as ações são operadas em rios que passam em média duas horas para chegar até o primeiro atendimento médico", esclareceu.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

ComentĂĄrios

ANUNCIE AQUI