NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Após incêndio, prefeitura faz vistoria e atualização de ficha de imóveis no centro histórico de Manaus

Por Mairkon Castro em 14/03/2024 às 11:19:04



Duas unidades de interesse de preservação de 2º grau no centro histórico, na rua Marquês de Santa Cruz, zona Sul, passaram por vistoria técnica da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), após os imóveis terem sofrido danos durante um incêndio, na noite de terça-feira, 12/3.

Equipe da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) foi ao local nesta quarta-feira, 13/3, para verificar a situação dos prédios atingidos pelo sinistro e fazer a atualização do monitoramento das edificações no centro antigo. A atualização vem sendo realizada pela prefeitura semanalmente. Neste caso, foi necessária diante do sinistro ocorrido.

Conforme a verificação, as duas unidades não possuem sistemas de alarme contra incêndios e têm condições elétricas e de fiação (externas) classificadas como em estágio ruim. Foram identificados ainda níveis de umidade dentro dos edifícios e deformação da cobertura.

"Nesse caso específico, a vistoria serviu para verificar os danos aos imóveis, após o incêndio, e atualizar os dados da ficha cadastral, observando o estágio do bem", disse a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Landa Bernardo.

Os serviços do GPH são realizados, semanalmente, visando a atualização do Decreto Municipal 7.176/2004, com trabalhos de vistoria técnica e monitoramento de unidades históricas do Centro da capital, incluindo 1.656 imóveis e terrenos, dez praças e 11 armazéns de porto. As ações são realizadas todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde.

O monitoramento envolve as edificações da lista com verificação in loco dos imóveis; situação e condição do bem, se está em uso, abandonado ou em depredação; adequação de publicidade; e atualização da ficha de cadastro. Também em campo, os arquitetos e técnicos do Implurb vão verificar possíveis danos aos prédios, casarões e similares, assim como se ocorreram alterações no patrimônio ou obras irregulares.

A ficha de cadastro serve para identificação, catalogação e proteção dos bens de valor significativo, apresentando informações como condições estruturais; níveis de umidade e condições ambientais; segurança contra incêndios; mudanças de uso e riscos de vandalismo; manutenção e reparos, com registro de obras e intervenções realizadas; e acessibilidade. Durante a vistoria e monitoramento ainda são feitas novas fotos.

Incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, na terça-feira (12), um incêndio de grande proporção no Centro. Em uma ação rápida, impediu que o sinistro se propagasse para mais dez outros comércios no entorno. Não houve registro de vítimas. O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 20h50, informando o incêndio em uma loja de variedades na rua Marquês de Santa Cruz.

Após o controle das chamas, os bombeiros iniciaram o procedimento de rescaldo e posterior vistoria de área.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI