NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prefeitura de Manaus promove capacitação sobre segurança sanitária

Por WILL OLIVEIRA em 20/03/2024 às 11:54:59
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta terça-feira, 19/3, uma capacitação sobre boas práticas sanitárias para os permissionários que trabalham com comércio de peixes na Feira Coronel Jorge Teixeira, conhecida como Feira da Manaus Moderna, localizada no centro da cidade.

A iniciativa da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), busca reforçar a segurança sanitária do pescado vendido à população no período da Semana Santa e da Páscoa, quando há maior demanda pelo alimento.

Além dos feirantes da Manaus Moderna, os permissionários do mercado municipal Adolpho Lisboa também participaram da capacitação, que aconteceu no auditório da própria feira.

"A ação educativa de hoje é parte de uma programação denominada "Semana Santa com Saúde", em que os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, a Gevali, relembram, junto aos feirantes, preceitos fundamentais sobre a conservação e a manipulação adequada dos alimentos. Nesta terça, capacitamos os permissionários da Manaus Moderna e do Mercado Adolpho Lisboa, e na quarta será a vez da feira da Panair", explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.


Foram abordados aspectos como o asseio dos pontos de venda, a importância da higienização constante das mãos por parte dos feirantes, cuidados para o manuseio e exposição do pescado, condições ideais de refrigeração, entre outros. A partir de registros colhidos em inspeções anteriores, os fiscais da Gevali puderam demonstrar vários exemplos de práticas que devem ser estimuladas para sanar as irregularidades encontradas.


"Nossa intenção foi demonstrar a importância da higiene em todas as etapas do processo de comercialização do pescado, que é uma carne que requer procedimentos próprios de manipulação e conservação, muito diferentes da carne bovina e de aves, por exemplo, além de exigir cuidado constante para evitar a contaminação. A importância dessa iniciativa é incentivar a continuidade das boas práticas junto ao público feirante, e também ajudar a corrigir eventuais equívocos, trazendo maior segurança sanitária e qualidade aos produtos", afirma o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

Para o feirante Wanderson Dias da Silva, de 32 anos, o conhecimento adquirido na capacitação vai servir também fora da rotina de trabalho.


"Foi muito importante pra mim aprender todo esse conteúdo, que vai me ajudar não só no comércio, mas também em outras coisas do dia a dia. Precisamos dar mais atenção à higiene no cuidado com os alimentos, é de suma importância", afirma.


A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].



Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI