NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Governo do Amazonas promove e articula políticas públicas voltadas à inclusão social

As atividades da Sejusc incluem promoção de projetos, abordagens, palestras de conscientização, entre outras

Por Mairkon Castro em 21/03/2024 às 11:11:26



Amazonas - O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste dia 21 de março, destaca a importância de combater estigmas e promover a inclusão social das pessoas com essa condição genética. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), é responsável por promover políticas públicas que auxiliam na inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em sociedade.

Os serviços são coordenados pela Secretaria Executiva de Políticas para Pessoas com Deficiência (SEPcD) da Sejusc, responsável pela implementação de ações, incluindo sensibilização, palestras de conscientização e blitze de fiscalização, para garantir os direitos desse público.

Além disso, a SePcD também promove os projetos "+ Crédito Inclusão", que oferece apoio financeiro às Pessoas com Deficiência de baixa renda interessadas em iniciar seus próprios negócios, e o "Amazonas Mais Inclusão", focado no bem-estar e na autonomia das PcD, por meio de atividades físicas, são essenciais para promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Um exemplo desses esforços é Eduardo Martins, estudante e atleta de 19 anos, cuja trajetória exemplifica a capacidade das pessoas com síndrome de Down.

Eduardo é participante do "Mais Inclusão", ele conta que o projeto não apenas melhorou sua coordenação motora, mas também permitiu que ele se socializasse com seus amigos durante as dinâmicas em grupo.

"Eu faço exercícios, eu corro, eu converso e eu tenho muitos amigos no projeto. Eu gosto muito de participar do "Mais Inclusão", porque aqui eu me sinto incluído", comemora.

Além de sua participação no projeto, Eduardo também se destaca na escola, especialmente nas disciplinas de matemática, português e educação física. Sua proatividade e vontade de se envolver em novos desafios fazem dele uma referência entre seus colegas.

"Eu gosto de ir para escola, fazer atividades, conversar com os meus amigos. Lá, os professores conversam comigo e me incentivam a participar das tarefas em grupo e eu gosto muito disso", expõe o jovem.

Outra paixão de Eduardo é a corrida de rua. A mãe Maria Auxiliadora compartilha o orgulho e o apoio que sempre dedicou ao filho. E conta que sempre o impulsionou a participar ativamente das atividades e projetos que o motivam.

"Eu sempre incentivei o meu filho a seguir os sonhos dele e fazer tudo aquilo que ele tem vontade. Hoje, eu gosto de correr com ele, eu já sou atleta igual ele. Para mim, meu filho é minha vida e tudo que eu faço é por ele", assegura Maria.

Maria também revela o impacto positivo do "Mais Inclusão" na vida de Eduardo, destacando melhorias significativas em sua coordenação motora, fala e convívio social.

"Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do meu filho, na coordenação dele, na fala dele, no convívio social dele, porque ele interage com os amigos e às vezes, nós, mães, também somos incluídas nas atividades com eles e isso é muito legal", afirma Maria.

A data

Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética que surge na presença de três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células de uma pessoa. A alteração acontece na concepção do bebê, fazendo com que ele nasça com 47 cromossomos presentes no núcleo das suas células, em vez de 46.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI