NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Mansueto: setor público de 2019 terá déficit primário abaixo da meta

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, falou sobre asreformas para diminuir o tamanho do estado- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilSelicOutro fator que contribuiu para a [...]

Por Portal Nosso Show/Redação em 08/11/2019 às 20:13:31

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, falou sobre asreformas para diminuir o tamanho do estado- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Selic

Outro fator que contribuiu para a queda no déficit foi a redução dos juros básicos do país, a Selic, que baixou para 5%.

"O déficit primário estimado era em torno de 1,8% do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país], a gente vai terminar o ano com déficit primário perto de 1% do PIB. Tem uma notícia muito boa da conta dos juros, porque os juros que o setor público paga estão despencando, a queda foi muito mais rápida do que todo mundo esperava. Isso favorece muito as contas fiscais, porque como a dívida do Brasil é curta, então aparece muito rápida no financiamento da dívida. Nos próximos 12 meses, 20% da dívida vence e vai ser refinanciada com juros menores".

Guedes

No mesmo evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes falou sobre as reformas pretendidas pelo governo para diminuir o tamanho do estado, o que inclui a extinção de cargos público.

"Cerca de 40% dos funcionários públicos se aposentam nos próximos 4, 5 ou 6 anos. Não recontratamos, digitalizamos, desaba o custo e a produtividade aumenta. Já está acontecendo no INSS, onde se aposentaram 10 mil, 15 mil pessoas lá e ninguém sentiu falta".

Durante o seminário, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que a empresa vai abrir mão totalmente do transporte e distribuição de gás natural no país, após a venda da subsidiária Liquigás ontem (7).A política de desinvestimento inclui também a redução ainda maior da participação na BR Distribuidora, da qual a Petrobras já é acionista minoritária após a privatização ocorrida em julho.

Fonte: EBC

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI