NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Marília Arraes desafia bancada do PT e é eleita 2ª secretaria da Câmara

Por Portal Nosso Show/Redação em 03/02/2021 às 14:32:26

Mais cedo, os deputados do PT se reuniram e decidiram indicar João Daniel (SE) para o cargo A deputada Marília Arraes (PT-PE) desafiou seu partido nesta quarta-feira e foi eleita segunda-secretária da Câmara dos Deputados (cargo responsável pela emissão de passaportes e relações internacionais). Mais cedo, a bancada do PT se reuniu e decidiu indicar o deputado João Daniel (SE) para o cargo.

Havia um acordo de que a corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), cederia o posto na Mesa e ficaria com a liderança da sigla em 2021. Mas Marília, que é da CNB, anunciou na segunda-feira que concorreria e que, se não fosse apoiada disputaria como avulsa, levaria votos para o candidato do governo à presidência, Arthur Lira (PP-AL).

Marília Arraes

Câmara dos Deputados

Diante da pressão, o PT decidiu lançá-la como a candidata oficial na segunda-feira, mas Lira, após vencer a disputa, anulou a eleição dos demais cargos alegando que o bloco de seu adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), foi registrado fora do prazo. Uma nova eleição ocorreu nesta quarta, com uma nova divisão dos cargos.

O PT fez uma reunião de bancada para decidir quem seria o indicado. João Daniel foi escolhido por dois votos de diferença sobre Marília – 25 votos a 23. Mesmo assim, a parlamentar insistiu na candidatura e concorreu como avulsa, assim como o deputado Paulo Guedes (MG), que na bancada teve apenas o próprio voto.

Na votação no plenário da Câmara, Marília contou com os votos de aliados de Lira e foi feita no segundo turno por 192 votos a 168 de João Daniel. Nas redes sociais, ela destacou que concorreu porque “é muito importante garantir a presença de mulheres nos espaços de decisão”. O Valor tentou contato com ela, mas não teve retorno até a publicação desta nota.

Os petistas criticaram a candidatura avulsa, contra a decisão da maioria do partido. “Essa é uma situação inédita para o PT, nunca teve candidatura avulsa depois de eleição interna, todo mundo sempre respeitou”, disse o líder da bancada do PT, Ênio Verri (PR). “Houve fechamento de questão e ela e o Paulo Guedes agora estão sujeitos a sanções pela direção partidária.”

Esta é a primeira vez que três deputadas ocupam cargos da Mesa Diretora de uma vez. Além de Marília, Rose Modesto (PSDB-MS) será a terceira-secretária da Câmara e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), a quarta-secretária.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI