NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Biden anuncia medidas para combater violência com armas de fogo nos EUA

Por Portal Nosso Show/Redação em 08/04/2021 às 15:06:30

Departamento de Justiça publicará uma proposta de regra para conter a proliferação das chamadas “armas fantasmas” O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira um conjunto de medidas para combater a violência com armas de fogo no país, um problema chamado por ele de “epidemia”.

“Temos um longo caminho a percorrer”, disse Biden durante um discurso nos jardins da Casa Branca. “A violência armada neste país é uma epidemia e uma vergonha internacional.”

Biden explicou que o Departamento de Justiça publicará uma proposta de regra para conter a proliferação das chamadas “armas fantasmas”, kits que permitem que uma arma seja montada a partir de peças sem número de série, o que impossibilita que elas sejam rastreadas.

A medida prevê exigir que esses kits tenham números de série e visa classificá-los oficialmente como armas de fogo, para que os compradores sejam sujeitos a verificação de antecedentes antes de adquiri-los.

O democrata também informou que o Departamento de Justiça elaborará um projeto de lei que servirá de modelo para os Estados que quiserem implementar uma “bandeira vermelha” para portadores de armas.

Essa medida permite que a Justiça retire o porte de armas de pessoas que possam representar um risco para si mesmas ou para a comunidade.

Biden disse desejar uma lei nacional similar, mas precisará do apoio do Congresso, onde enfrentará forte oposição dos republicanos. Com o modelo do Departamento de Justiça, a ideia é que a regra seja adotada mais facilmente pelos Estados.

O presidente americano estava sendo pressionado por aliados a anunciar medidas para tentar combater o problema após recentes tiroteios no Colorado, na Geórgia e na Califórnia.

Evan Vucci/AP Photo

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI