NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Leilão das linhas 8 e 9 da CPTM ocorre nesta terça e deve atrair grandes grupos

Por Portal Nosso Show/Redação em 20/04/2021 às 14:20:48

Entrega de propostas terá início às 15h, e a concorrência será realizada a partir das 16h O leilão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será realizado nesta terça-feira (20), na sede da B3, em São Paulo. A entrega de propostas terá início às 15h, e a concorrência será realizada a partir das 16h. A concessão terá 30 anos de duração e prevê investimentos de R$ 3,2 bilhões. Vencerá a disputa o grupo que oferecer o maior valor de outorga — o mínimo é de R$ 323,9 milhões.

Após a abertura dos envelopes com as propostas iniciais de cada grupo, haverá a possibilidade de disputa por viva-voz. Essa etapa só ocorrerá caso haja ofertas de valor igual ou até 10% inferior à proposta classificada em primeiro lugar na etapa inicial.

A expectativa é que grandes grupos do setor de transportes disputem a concessão. Ao menos seis grupos estudaram a fundo o projeto e têm chances de entregar ofertas na próxima terça: a CCR, o Pátria, a Simpar (ex-JSL), o grupo Comporte, a Acciona e o consórcio formado pela Itapemirim e a Odebrecht. Analistas também preveem que pode vir algum grupo não esperado.

Há uma grande expectativa em relação à participação da CCR. O presidente do grupo, Marco Cauduro, deixou claro o interesse no projeto e diz que há fôlego financeiro para a disputa, mesmo após a vitória no leilão de aeroportos, no qual a companhia ofertou lances agressivos. Como a empresa é a principal operadora privada de metrôs em São Paulo — com as linhas 4-Amarela, a 5-Lilás e a 17-Ouro —, também se espera que busque manter sua hegemonia. Ainda assim, no mercado há dúvidas se a empresa será tão assertiva na proposta.

A Simpar também é vista como forte candidata. O grupo chegou a disputar o último leilão de mobilidade, das Linhas 5 e 17, mas perdeu para o consórcio da CCR.

O projeto é considerado complexo, e tem o agravante de estar sendo leiloado em meio à pandemia, que afetou fortemente a movimentação de passageiros. Ainda assim, os atrativos tendem a superar os desafios, segundo analistas. Por serem duas linhas já operacionais, com demanda conhecida e consolidada, a percepção de risco é menor. Além disso, o contrato prevê mecanismos de mitigação de riscos decorrentes da pandemia.

Imagem Valor Econômico

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI