NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Presidente Lula propôs a chefes de Estado do continente a realização de uma inédita Cúpula da Amazônia

A ideia é reunir os presidentes ou representantes dos nove países cujos territórios fazem parte do bioma

Por Portal Nosso Show em 04/01/2023 às 10:30:15
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sugestão foi feita por Lula nos encontros bilaterais realizados nos dias que sucederam a posse. A ideia é reunir os presidentes ou representantes dos nove países cujos territórios fazem parte do bioma: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

A Cúpula da Amazônia deverá ser organizada pela OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), organismo que teve seu papel esvaziado nos últimos anos. A Cúpula da Amazônia deverá ser organizada pela OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), organismo que teve seu papel esvaziado nos últimos anos.

O tema também foi tratado no encontro com o Rei Felipe VI da Espanha. A França também deverá ser convidada por causa da Guiana Francesa, território ultramarino francês.

É provável que países que não fazem parte da Amazônia sejam convidados na condição de observadores. Todo o objetivo é fortalecer os países da região no debate sobre a floresta e cacifar o Brasil para sediar a Cop-30, em 2025.


Leia mais:

Para apoiar a promoção do atendimento de atenção básica de saúde em comunidades remotas da Amazônia, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio do Programa Saúde na Floresta (PSF), viabilizou a realização de mais de 1,8 mil atendimentos via telessaúde para ribeirinhos em 2022. Os atendimentos contemplam especialidades médica, enfermagem e psicologia.


Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI