NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Dança Vogue ganha uma série de oficinas gratuitas em Manaus

Inspirada na "Ballroom Culture" e o "Voguing", dois movimentos de empoderamento nascido nos EUA, a formação será realizada no Kuma Espaço de Criação, no Centro

Por Portal Nosso Show/Redação em 10/04/2023 às 11:37:01
 FOTOS: DIVULGAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nascida nas periferias de Nova Iorque (Estados Unidos), a "Cultura Ballroom" e as "batalhas de Vogue" são dois movimentos de empoderamento mundial que têm ganhado força em Manaus nos últimos anos. Neste mês de abril, uma série de oficinas de dança chamada "Ballroom Culture" será realizada de forma gratuita, sempre aos sábados, no Kuma Espaço de Criação (Rua Ipixuna,115, Centro), que fica próximo à Praça Parque Jacob (rua do Igarapé de Manaus, Centro), um dos "points" dessa expressão artística. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas via rede social @kumayogacriacao.

No total, serão sete oficinas de dança Vogue abertas ao público que terá um programa pedagógico com um conteúdo teórico e prático. Cada sábado haverá um tema e um facilitador diferente. No dia 8 de abril, as professoras Odara, Fernanda Varella e Marcelo Hawker irão apresentar a apresentar a histórico da comunidade vogue e explicar sobre as técnicas de Face e Old Way. No dia 15 de abril, será a vez dos participantes aprenderão sobre Arms Control e New Way com a artista Raiana (@xrraiana). A professora retorna no dia 22 de abril, ao lado da professora Odara (@odara.sta) para uma aula sobre Runway e Vogue Femme. A formação finaliza no dia 29 de abril, com uma revisão geral do conteúdo e a experiência prática, com os participantes realizando mini batalhas, que como as apresentações de dança vogue são chamadas. A carga horária total é de 20 horas.

Coordenadora das oficinas, Ariel Kuma explica que desde 2019, a Kuma Espaço de Criação vem fortalecendo a cena com atividades formativas, como por exemplo a residência artística, e também com eventos do tema. Lembrando do primeiro Baile no Espaço Cultural Casarão de Ideias, que ocorreu em 2020. "No período que realizamos essas atividades, percebemos a importância de um espaço específico para pessoas dessa comunidade se encontrarem e celebrarem suas individualidades", conta.

A coordenadora, que também é produtora e artista, explica que voguing é um lugar e uma dança empoderadora e que a comunidade Ballroom e o Voguing vem como empoderamento, estimula a liberdade para realização de fantasias, liberdade para aplicar suas individualidades na dança. "A oficina tem como precursor de uma descoberta individual, para ensinar técnica e empoderar corpos oprimidos. Manaus é um lugar de encontro para corpos dissidentes, que dificilmente acessam espaços formais de cultura", destaca sobre a motivação de realizar o projeto.

O projeto "Ballroom Culture" foi contemplado pelo edital MANAUS FAZ-CULTURA 2022, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do Município.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI