NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Projeto "Mães em foco" leva capacitação para mulheres de comunidades ribeirinhas

Por Will Oliveira em 29/05/2023 às 11:39:11
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Projeto "Mães em foco" leva capacitação para mulheres de comunidades ribeirinhas

Objetivando o fortalecimento do empreendedorismo e, alimentar o conhecimento de mulheres indígenas, o projeto "Mães em Foco" foi realizado na manhã deste sábado (27/05), na Comunidade "Dessa" ou Tupé. Localidade liderada por mulheres indígenas, conhecidas como 'cacicas' e na língua indígena Mirio (Miriam) e Umussy (Gisele), e fincada em uma área de preservação ambiental, no distrito de Paricatuba, Iranduba (distante 47,4 quilômetros da capital) e é formada por quatro comunidades.

De acordo com Dayna Benchimol, realizar esta ação é levar conhecimento, agregando valor a essas mulheres que lutam por dias melhores em suas comunidades, "Essa ação com os voluntários é especial, conseguimos levar minicursos e palestras, além de uma oficina de doces, que vai ajudar muito para que elas possam fabricar e vender, dessa forma gerar uma renda para o seu povo", explica a idealizadora do projeto.

Mais de 70 pessoas participaram da ação social de voluntariado, que levou diversas atividades lúdicas às crianças e palestras de empreendedorismo, confecção de biojóias e fabricação de doces direcionados para mulheres chefes de família.

Clarisse Castro, que mora na comunidade há mais de 20 anos, foi uma das participantes e conta que essas iniciativas são de extrema importância para a comunidade. "Precisamos de mais ações como esta, coordenadas por pessoas como a Dayan, que fazem com o coração, com muito amor e carinho", ressalta a moradora.

Já para a comunitária Dineia Reis, comemora a importância da ação. " Essas atividades deveriam ser rotina na vida das pessoas. Sentimos essa ausência do poder público, ao mesmo tempo que agradecemos pela contribuição que foi dada através de atitudes que nos beneficiam como cidadãs".


As atividades

Todas as palestras foram ministradas por profissionais-voluntários da área de inovação e tecnologia, designer de semijoias como Rita Prossi, da Rita Prossi Biojoias; Patrícia Torres, da Lalu Cakes; Nay, da Taboa Peixaria e das marcas Vaca Lambeu e Gusta +.

As crianças foram agraciadas com a participação do maskote da marca vaca lambeu que agitou as atividades lúdicas que contou com várias brincadeiras e a distribuição de brindes.
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI