NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

EUA estão ficando para trás na corrida pela economia verde, diz secretário de Estado

Por Portal Nosso Show/Redação em 19/04/2021 às 18:40:43

Segundo Antony Blinken, por conta disso, o governo de Joe Biden pretende liderar os esforços globais na luta contra a crise climática O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse nesta segunda-feira (19) que o país está “ficando para trás” na corrida por uma economia mais verde e que o governo de Joe Biden pretende liderar os esforços globais na luta contra a crise climática.

Em um discurso sobre o tema em Michigan, Blinken destacou que a China já possui 30% das patentes relacionadas às energias renováveis. Além disso, ele ressaltou que o país asiático é o maior produtor e exportador de painéis solares, turbinas eólicas e veículos elétricos.

“Se não os alcançarmos, os EUA perderão a chance de moldar o futuro climático do mundo de uma forma que reflita nossos interesses e valores”, disse Blinken, durante o pronunciamento.

O discurso foi feito antes de uma cúpula que será organizada entre quinta (22) e sexta-feira (23) pelo presidente americano, Joe Biden. A Casa Branca convidou 40 líderes mundiais para o evento virtual, entre eles o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Blinken explicou que a mudança climática estará no centro da política externa americana dos EUA nos próximos anos. Ele citou o retorno do país ao Acordo de Paris e a nomeação de John Kerry, ex-secretário de Estado, como enviado especial para o clima da Casa Branca, como provas de que Biden está decidido a priorizar a questão.

Frederic J. Brown/AP

Para convencer o público americano da importância do tema, Blinken argumentou que o mercado de energia renovável global deve chegar a US$ 2,15 trilhões até 2025, 35 vezes o tamanho atual do setor nos EUA. Ele também afirmou que as políticas que serão adotadas por Biden representam novos empregos para os americanos.

“Ninguém precisa mais imaginar os efeitos da mudança climática”, afirmou Blinken, citando o aumento da temperatura global e os eventos climáticos cada vez mais intensos observados em todo o mundo.

“Nosso futuro depende das escolhas que fazemos hoje.”

O secretário de Estado também afirmou que os EUA pretendem liderar pelo exemplo, mas não deu detalhes sobre as novas metas de emissões de carbono que devem ser anunciadas por Biden durante a cúpula.

Blinken afirmou que os EUA precisam da colaboração dos demais países e sugeriu que a Casa Branca está preparada para agir contra governos que minem os esforços globais contra a mudança climática.

As declarações pareciam se referir a Brasil e China, embora Blinken não tenha citado nenhum país especificamente. O secretário de Estado questionou, por exemplo, governos que continuam investindo em usinas de carvão ou permitindo o aumento do desmatamento.

“Nossos diplomatas vão desafiar as práticas de países cuja ação, ou inação, está nos atrasando”, afirmou Blinken. “Eles ouvirão dos Estados Unidos e dos nossos parceiros sobre o quão nocivas são essas ações”.

Antes do discurso de Blinken, o Departamento do Tesouro anunciou a criação de um centro para promover o financiamento de medidas para enfrentar a ameaça pela mudança climática. “As finanças e os incentivos financeiros terão um papel crucial na abordagem da crise climática no país e no exterior”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em nota.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI